Os Anais da Semana Internacional da Física do IFSP - Câmpus Votuporanga (SEFISIFSP-VTP), é uma publicação anual que objetiva compilar os trabalhos apresentados no evento. Portanto, tem como principal objeto a divulgação científica.

A SEFISIFSP-VTP firmou-se como um evento anual do Curso de Licenciatura do IFSP - Câmpus Votuporanga, proporcionando um momento efetivo de interação dos licenciandos com a comunidade acadêmica mais ampla e como um momento propício a reflexão científica. A partir da terceira edição do evento surgiu a necessidade de sistematizar as discussões realizadas em um periódico científico para ampliar a abrangência dos estudos contemplados.

ESCOPO

Com intuito de comtemplar a demanda de reflexões realizadas no evento este período compreende trabalhos que se enquadrem nas seguintes linhas:

a) Ensino, aprendizagem e avaliação em Física: pesquisa relacionada ao ensino e aprendizagem de conceitos da Física em diferentes níveis e modalidades ensino; ambientes de aprendizagem; experimentação e ensino por investigação; aprendizagem colaborativa; abordagens e práticas de avaliação; indicadores de desempenho no ensino de Física e avaliação; estudos comparativos (nacionais e internacionais) relacionados à educação em Ciências.

b) Formação e prática profissional do professor de Física: pesquisa sobre a formação inicial e continuada de professores; análise de programas e políticas de formação docente; iniciação à docência; estágio supervisionado; avaliação de modelos e práticas docentes para os diferentes níveis e modalidades de ensino; desenvolvimento profissional. c) Filosofia, História e Sociologia da Ciência e o ensino de Física: pesquisa sobre o papel da História, Filosofia e Sociologia da Ciência no ensino e aprendizagem de conceitos de Física; epistemologia e ensino de Física; estudos historiográficos e ensino de Física; natureza da Ciência e o ensino e aprendizagem de Física; Sociologia do conhecimento científico no ensino de Física. d) Comunicação em práticas educativas formais, informais e não-formais e o ensino de Física: história, políticas e práticas de divulgação científica e suas relações com o ensino de Física; educação em museus e centros de ciências; feiras e exposições de Ciências; interface Ciência e arte no ensino e aprendizagem de conceitos de Física. e) Tecnologias da informação e comunicação e o ensino de Física: metodologias de pesquisa baseada em design; pesquisas voltadas ao planejamento, construção e avaliação de recursos e ambientes mediados por tecnologias (materiais multimídia e hipermídia, recursos audiovisuais, tecnologias digitais); ensino de Física à distância; tecnologia e o engajamento interativo no ensino de Física. f) Didática, Currículo e inovação educacional no ensino de Física: pesquisa em desenvolvimento e reformas curriculares; políticas de currículo; conhecimento escolar; história das disciplinas científicas; inovação educacional; análise de material didático de Física. g) Linguagem e Cognição no ensino de Física: abordagens e interações discursivas; argumentação, leitura e escrita no ensino e aprendizagem dos conceitos de Física; letramento e alfabetização científica. h) Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente no ensino de Física: relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente; questões sociocientíficas e temas controversos. i) Políticas Públicas em Educação e o ensino de Física: história, análise e impactos de políticas públicas para o ensino de Física em diferentes níveis e modalidades de ensino; legislação educacional; financiamento de ações educacionais; fomento à pesquisa em educação científica e tecnológica e políticas de desenvolvimento social; políticas de formação de pesquisadores. j) Questões teórico-metodológicas e novas demandas na pesquisa em ensino de Física: considerações epistemológicas e ontológicas sobre a natureza da pesquisa em ensino de Física e seus referenciais teóricos; ensino de Física como campo científico; identificação de tendências e perspectivas teóricas emetodológicas na pesquisa na área. k) Equidade, inclusão, diversidade e estudos culturais e o ensino de Física: relações entre ensino de Física e temas como inclusão, gênero, relações étnico-raciais, religião e classe; educação do campo, indígena, quilombola e de outros grupos sociais específicos; políticas de ação afirmativa; direitos humanos. l) Astronomia e Física Geral: pesquisas básicas nas áreas de Astronomia, Física Nuclear, Física Atômica e Molecular, Física Biológica, Física Médica, Física Estatística e Computacional, Física da Matéria Condensada, Física de Materiais, Física de Partículas e Campos, Ótica e Fotônica. m) Áreas afins relacionadas às Ciências exatas e da natureza e suas teconologias: pesquisas de diferentes áreas do conhecimento que abordem questões interdisciplinares e transversais relacionadas ao fazer científico e tecnológicos, assim como suas aplicações em teorias e práticas acadêmicas.