Divulgação Científica, Democratização da Ciência e Fake News

  • Juscilene Heloisa Marcello Freitas IFSP - VTP
  • Júlia Virginio Gonçalves IFSP - VTP

Resumo

O avanço da tecnologia proporcionou à humanidade recursos impensáveis em diversas áreas, dentre elas a da comunicação. Essa área atua como difusora de conteúdo, e apresenta, atualmente, possibilidades de transmissão instantânea, desde que o produtor e o consumidor da informação estejam conectados por alguma rede de comunicação, como a Internet, por exemplo. Nesse cenário, o conhecimento a ser passado pode ser verdadeiro ou falso, dependendo dos indivíduos que o produzem. Diante desse contexto, propomos algumas reflexões sobre as possibilidades de divulgação científica, nas quais abordaremos a importância da alfabetização científica, a contextualização histórica das atividades de divulgação científica, a democratização da ciência, as Fake News e seus desdobramentos. Acreditamos que reflexões como estas são necessárias, sobretudo quando pensamos no papel da ciência e da escola enquanto ambiente privilegiado de alfabetização e divulgação científica.

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Publicado
2022-05-11
Como Citar
FREITAS, Juscilene Heloisa Marcello; GONÇALVES, Júlia Virginio. Divulgação Científica, Democratização da Ciência e Fake News. Anais da Semana Internacional da Física do IFSP - Câmpus Votuporanga, [S.l.], v. 2, n. 01, may 2022. Disponível em: <http://publicacoes.vtp.ifsp.edu.br/index.php/fisica/article/view/101>. Acesso em: 25 nov. 2024.