A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:
COMPREENDENDO SEU SIGNIFICADO E IMPORTÂNCIA
Resumo
Este trabalho é parte de reflexões e estudos produzidos por alunos do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid do curso de Licenciatura em Física do IFSP Câmpus Votuporanga. O Pibid prevê a integração de licenciandos às escolas públicas de Educação Básica, por meio da participação em experiências metodológicas que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino e aprendizagem. Um dos tópicos trabalhados pelos participantes do Pibid foi a avaliação da aprendizagem como parte integrante e indispensável do processo de ensino e aprendizagem, já que se notou, por meio das experiências vivenciadas, a necessidade de aprofundamento nesta temática. Desta forma, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e seminários de discussão entre os pibidianos e professores da escola pública como estratégia de compreensão dos significados da avaliação. Assim, o objetivo deste trabalho é apontar algumas reflexões obtidas a partir deste processo de investigação sobre a avaliação da aprendizagem. É comum vermos que a avaliação tem siso usada apenas para classificar, por meio da utilização de instrumentos que resumem todo o bimestre, semestre ou ano acadêmico do aluno em uma ou duas simples folhas de papel com perguntas do conteúdo programático, que decidem se um resultado de “aprendizado” foi alcançado, para que, assim, se possa avançar para o ano seguinte. Propomos a avaliação sob uma outra perspectiva: ela deve buscar adquirir informações que ajudem alunos e professores a reorganizar seus planejamentos e passos seguintes através do apontamento de falhas e sucessos. A avaliação e vista, então, como uma estratégia que reorienta a ação educativa, servindo tanto para o professor quanto para o aluno. A reflexão de como devemos tratar o assunto buscou responder três perguntas básicas: quais os significados de avaliação, qual os tipos e funções da avaliação e como podemos desenvolver avaliação que esteja voltada à aprendizagem dos alunos, ou seja, que tenha caráter qualitativo e formativo. Entendemos que a prática avaliativa deve se desvencilhar da memorização e atividades vazias de significado. A avaliação deve ser construída para proporcionar a aprendizagem na educação. A criação de uma consciência sobre o percurso da aprendizagem, então, pode ser dada pela avaliação formativa.
Referências
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