NÚMEROS PRIMOS E O TEOREMA DE PITÁGORAS:
UMA RELAÇÃO PARA AUXILIAR O ENSINO DE FÍSICA
Resumo
O presente trabalho é o resultado da busca de novas metodologias que visam maior interação dos alunos com o conteúdo proposto. Por meio de uma apresentação, temos como objetivo fornecer uma nova ferramenta que ajude o professor a desenvolver diversos conteúdos de matemática. Tendo em vista o fascínio que vem desde a época dos pitagóricos no teorema de Pitágoras[1], visto por alguns como uma das equações mais importantes da história[2], fomos apresentados ao termo trinca pitagórica, um conjunto de três números naturais que satisfazem o teorema citado. Notando que Euclides de Alexandria demonstrou a existência de infinitas trincas pitagóricas[3], podemos demonstrar por meio desta relação com os números primos, uma forma de acharmos infinitas dessas trincas, tendo também uma validade parcial para números não primos. Desta forma, o trabalho foi desenvolvido buscando novas abordagens no ensino da matemática para que o aluno interaja com o conceito, e não simplesmente decore fórmulas. Além do estudo do próprio teorema de Pitágoras, acreditamos que a relação pode auxiliar em outros conteúdos como: o estudo dos critérios de divisibilidade de um número natural, o estudo do significado e da importância dos números primos, a decomposição em fatores primos e a resolução de sistemas lineares com duas equações e duas incógnitas.
Referências
[2] Crease, R. P. (2011). As grandes equações: a história das fórmulas matemáticas mais importantes e os cientistas que as criaram. Editora Schwarcz-Companhia das Letras.
[3] Singh, S. (1999). O último teorema de Fermat. Editorial Norma Bogotá