SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA DE FÍSICA - CINEMÁTICA
Resumo
O artigo propõe um método alternativo na metodologia de ensino de física, mais especificamente em lançamentos verticais em cinemática, buscando desenvolvimento e melhoria com base em estudos feitos a respeito da Sequência de Ensino Investigativa, desta forma, o artigo compreende em um modelo de SEI roteirizada para o docente aplicar com os discentes em sala de aula de acordo com a infraestrutura presente para o mesmo. Com base em artigos citados, a SEI garante um desempenho e resultado melhor na compreensão de conceitos físicos não intuitivos, neste caso, o tempo de queda do lançamento vertical e horizontal. Visando sempre um alcance maior, facilidade e métodos experimentais de baixo custo, a SEI se apropria em um simulador online/virtual que disponibiliza acesso ao público.
Referências
JUNIOR, N. B.: PROMOVENDO A ARGUMENTAÇÃO EM SALA DE AULA DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA - UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA E AS INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, 2015.
MOURA, F. A. de; SILVA, R.: O ENSINO DE FÍSICA POR INVESTIGAÇÃO: A SOCIOCONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PARA MEDIR A ACELERAÇÃO GRAVITACIONAL. Research, Society And Development, Grupo de Pesquisa Metodologias de Ensino e Aprendizagem em Ciências, v. 8, n. 3, p. 01-13, 2019.
SILVA, J.; JUNIOR, M. F.: ENSINO DE FÍSICA POR INVESTIGAÇÃO: UMA POSSIBILIDADE PARA O ESTÁGIO. Enciclopédia Biosfera, v. 11, n. 20, 2015.