METODOLOGIAS ATIVAS E SEUS PRESSUPOSTOS

Uma análise a partir da perspectiva discente

  • Vitor Hugo Dias Ferrara IFSP câmpus Votuporanga
  • Ivair Fernandes de Amorim IFSP câmpus Votuporanga

Resumo

O projeto dedica-se a investigar a percepção discente sobre as metodologias de ensino em especial em relação a adoção de metodologias ativas no cotidiano escolar, para tanto, busca correlacionar dados de pesquisa anteriormente realizada, que objetivou analisar a perspectiva docente sobre as metodologias ativas de ensino, com a percepção dos alunos. Busca, portanto, verificar como as práticas docentes pautadas em uma valorização da atividade do aluno, portanto, em uma perspectiva interacionista são compreendidas e percebidas pelos alunos, que uma vez conscientes desse processo devem se julgar como sujeitos ativos no processo ensino aprendizagem. Objetiva, dessa maneira, analisar a percepção docente acerca dos pressupostos que embasam as metodologias ativas, especificamente por meio da revisão da literatura, coleta e análise de dados obtidos por meio de enquete realizada com os alunos e a verificação da correlação entre a pesquisa anterior, os resultados obtidos e a teoria pedagógica. Para tanto, serão utilizadas técnicas de revisão bibliográfica e coleta de dados por meio de questionário padronizado e estruturado. Como resultados espera-se vislumbrar a percepção dos alunos sobre a utilização das metodologias ativas. A presente proposta encontra-se em desenvolvimento e, preliminarmente, a partir de dados obtidos com a revisão bibliográfica, conclui-se que as metodologias ativas têm fundamentação de viés interacionista que remontam às teorias como a de Piaget e Vygotsky.

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.

BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto alegre: Artmed Editora, 2001.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A Construção do Saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Trad. Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: ARTMED; Belo Horizonte: EDITORA UFMG, 1999.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MIRANDA, L. T.; PISCHETOLA, M. Metodologias ativas: uma solução simples para um problema complexo? In: Revista Educação e Cultura Contemporânea, vol. 16, n.43, 2019. PPGE/UNESA. RIO DE JANEIRO.
Publicado
2022-07-01
Como Citar
FERRARA, Vitor Hugo Dias; AMORIM, Ivair Fernandes de. METODOLOGIAS ATIVAS E SEUS PRESSUPOSTOS. Anais da Semana Internacional da Física do IFSP - Câmpus Votuporanga, [S.l.], v. 3, n. 1, july 2022. Disponível em: <http://publicacoes.vtp.ifsp.edu.br/index.php/fisica/article/view/119>. Acesso em: 29 apr. 2024.