A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E A INDÚSTRIA CULTURAL

  • Marcos Antonio Assis IFSP - Campus Votuporanga
  • Ivair Fernandes de Amorim

Resumo

O presente trabalho busca subsidiar em contexto mais amplo a compreensão do, conforme nomeia Werner Sombart, Capitalismo Tardio.  Período após a segunda-guerra que, de acordo com Ernest Mandel, foi marcado pela acumulação de lucro, alta competitividade e diversidade produtiva, alavancando o desenvolvimento tecnológico. Características essas que embasam a proposição do conceito de Indústria Cultural, cunhado por Adorno e Horkheimer. Este trabalho, portanto, busca contribuir com o resgate das contribuições teóricas dos frankfurtianos, afim de auxiliar na construção de uma perspectiva crítica das deformações culturais presentes na educação, por influência de uma tendência altamente tecnicista. Para tanto, o presente trabalho dedica-se a estabelecer o Estado da Arte da produção acadêmica sobre a Educação Profissional e Tecnológica,  a partir da perspectiva crítica da Escola de Frankfurt.  Desse modo, a presente pesquisa, parte da premissa que o ambiente de capitalismo tardio foi instaurado no Brasil no regime militar e que após a queda do regime militar e abertura do mercado, as maiores demandas de trabalho impulsionaram a implementação da rede Educação Profissional e Tecnológica (EPT), descrita no capítulo III da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº9394 de 20 de dezembro de 1996 (LDBEN 9394/96), hoje constituída das instituições: IF (Institutos Federais), CEFET (Centros Federais de Educação Tecnológica), UFTPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e Colégio Pedro II. A análise crítica, à luz dos conceitos da indústria cultural, é de interesse dessa pesquisa com intuito de fundamentar a reflexão sobre a estagnação dos métodos do ensino técnico assim como das demandas e das reais necessidades da população. Propões, para consecução dos seus objetivos, uma revisão bibliográfica em duas etapas. Na primeira etapa serão coletados e analisados textos que versem sobre o conceito de Indústria Cultural. Na segunda serão coletados e analisados textos que versem sobre Educação Profissional e Tecnológica. Cumpridas essas etapas, a produção acadêmica selecionada será categorizada quanto a temática e área de pesquisa. Espera-se obter como resultado um panorama, mesmo sem a pretensão de ser exaustivo, do estado da arte da produção acadêmica sobre Educação Profissional e Tecnológica em um ambiente de Indústria Cultural. A pesquisa encontra-se em andamento, até o presente momento foram realizadas leituras para o embasamento da temática e estabelecidos os parâmetros de revisão. Pode-se concluir até o presente momento que os periódicos de maior qualificação no qualis CAPES, não apresentam um número significativo de trabalhos acerca da temática pesquisada, podendo indicar incipiência do tema no meio acadêmico e/ou falta de maturidade dos estudos realizados.

Referências

ADORNO, T. W. A Indústria Cultural. In: COHN, G. (org.) Comunicação e Indústria Cultural: leituras de análise dos meios de comunicação na sociedade contemporânea e das manifestações da opinião pública, propaganda e “cultura de massa” nessa sociedade 4.ed. São Paulo: Nacional, 1987.

ADORNO, T. W; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Tradução de GuidoAntonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 1985. BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: . Acesso em: 29 nov. 2021.

AMORIM, I. F. Reflexões críticas sobre os sistemas apostilados de ensino. Dissertação. UNESP Araraquara, SP: 2008.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 29 nov. 2021.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A Construção do Saber: Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Trad. Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: ARTMED; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

MANDEL, E. O Capitalismo tardio. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

MIRANDA, L. T.; PISCHETOLA, M. Metodologias ativas: uma solução simples para um problema complexo? In: REVISTA EDUCAÇÃO E CULTURA CONTEMPOR NEA VOLUME 16,NÚMERO 43, 2019. PPGE/UNESA. RIO DE JANEIRO.

SILVA, A. A. O capitalismo tardio e sua crise: estudo das interpretações de Ernest Mandel e a de Jürgen Habermas. Dissertação. UNICAMP Campinas, SP : 2012.
Publicado
2022-07-01
Como Citar
ASSIS, Marcos Antonio; AMORIM, Ivair Fernandes de. A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E A INDÚSTRIA CULTURAL. Anais da Semana Internacional da Física do IFSP - Câmpus Votuporanga, [S.l.], v. 3, n. 1, july 2022. Disponível em: <http://publicacoes.vtp.ifsp.edu.br/index.php/fisica/article/view/121>. Acesso em: 29 apr. 2024.