POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA

Ensino de Astronomia em espaços não formais de aprendizagem

  • Daniela Lopes Elizeu IFSP Campus Votuporanga

Resumo

Os espaços não formais de aprendizagem vêm ganhando visibilidade nas pesquisas acadêmicas por gerarem resultados positivos no nível de aprendizagem e assimilação de conteúdos pelos estudantes. Esses espaços são atrativos nesse sentido, pois permitem a interação do público acadêmico e não acadêmico que, geralmente, é afastado de locais que abordam conteúdos científicos, como a astronomia por exemplo. A astronomia é uma das ciências mais antigas e, desde os tempos antigos, vem sendo muito estudada a partir da observação do céu a olho nu. É fato que essa ciência é pouco abordada e explorada como componente curricular no ensino médio. Embora haja inúmeros eventos astronômicos relatados em páginas de internet e grupos de discussão dessa ciência, esse conteúdo tem pouco alcance a alguns públicos. A proposta deste projeto é apresentar uma metodologia diferente e dinâmica para se aprender astronomia em espaços não formais de aprendizagem. A pesquisa de campo do projeto será desenvolvida em locais abertos, como parques da cidade ou locais com baixa luminosidade e bom fluxo de pessoas. Serão montados telescópios nesses lugares, e o público transeunte do local será convidado a realizar observações do céu, identificando a lua, constelações e outros objetos astronômicos que estarão visíveis no dia das observações. Serão realizadas algumas perguntas para o público participante como forma de registrar sua experiência nas observações para que possamos, a partir delas, analisar qual foi o efeito da estratégia de ensino para o público. A partir dessa análise, pretende-se identificar aspectos positivos e negativos na realização desse tipo de atividade, assim como sua eficiência no processo de ensino e aprendizagem. A partir do desenvolvimento desta pesquisa, espera-se obter dados acerca da experiência do público e compreender como a astronomia chega a ele, a relevância da utilização de lugares não formais, assim como as estratégias eficientes para promover a divulgação científica da Astronomia.

Referências

JACOBUCCI, D. F. C. Contribuições dos espaços não formais de educação para a formação da cultura científica. Em extensão, Uberlândia, V.7, 2008. Disponível em www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/download. Acesso em: 20 maio 2023.

JÚNIOR, Edio da Costa et al. Divulgação e ensino de Astronomia e Física por meio de abordagens informais. Produtos e materiais didáticos. Revista Brasileira de ensino de física. 4 ed, v. 40, p. 1-8, 7 abr. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2018-0051. Acesso em: 20 maio 2023.

KRAPAS, S.; REBELLO, L. O Papel dos Museus de Ciências da Cidade do Rio de Janeiro: a perspectiva dos profissionais. 2001. Disponível em: http://www.cienciamao.usp.br/dados/rab/operfildosmuseusdecienci.artigocompleto.pdf. Acesso em: 20 maio 2023.

LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Ensino da astronomia no brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica. Revista brasileira de ensino de física, Bauru, v. 31, n. 4, fev. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1806-11172009000400014. Acesso em: 20 maio 2023.

LOPES, Rejane Barbosa. Espaços não formais para o ensino de ciências nas séries do ensino médio: uma abordagem investigativa. Orientador: Manuela Lustosa Diniz. 2015. 15 f. Monografia (Especialista em Ensino de Ciências por Investigação) - Governador Valadares, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9YHN5L/1/monografia_final.pdf. Acesso em: 20 maio 2023.

ROMANZINI, J.; BATISTA, I. L. Os planetários como ambientes não-formais para o ensino de ciências. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Atas [...] Florianópolis, v.7, 2009.Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1197.pdf. Acesso em: 20 maio 2023.
Como Citar
ELIZEU, Daniela Lopes. POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA. Anais da Semana Internacional da Física do IFSP - Câmpus Votuporanga, [S.l.], v. 4, n. 1, aug. 2025. Disponível em: <http://publicacoes.vtp.ifsp.edu.br/index.php/fisica/article/view/132>. Acesso em: 30 aug. 2025.