O PAPEL SOCIAL DA CIÊNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES ÉTICAS

ESTUDO SOBRE A PEÇA “OS FÍSICOS” DE FRIEDRICH DÜRRENMATT

  • Andrew Bigotto Soares IFSP
  • Eduardo Cesar Catanozi IFSP
  • Eduardo Rogério Gonçalves IFSP

Resumo

A peça “Os físicos”, do dramaturgo suíço Friedrich Dürrenmatt, foi escrita no período posterior aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial e retrata o papel do cientista e da ciência, além da maneira como eram vistos por parte da sociedade durante essa época. Embora seja uma obra importante na dramaturgia mundial, foram encontrados poucos trabalhos no Brasil sobre a peça, o que motivou ainda mais a escolha desse texto como objeto de estudo. O objetivo deste trabalho é, pois, analisar esse texto de Dürrenmatt, focando no papel social da ciência e suas implicações éticas. A leitura minuciosa da obra e a análise do conteúdo de seus capítulos foram essenciais para que se obtivessem as discussões contidas neste trabalho. Apesar da peça ter sido escrita em 1961, continua muito atual, por trazer a tona o debate da importância do conhecimento, em uma sociedade que convive constantemente com o negacionismo. Os resultados obtidos unem o ponto principal da peça, a responsabilidade sobre o uso da ciência, aos temas que influenciam em seu desenvolvimento, sendo o principal deles o poder político, econômico e ideológico. 

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde. Disponível em: http://plataforma.saude.gov.br/coronavirus/. Acesso em: 12 dez. 2021.



CAPONI, Sandra. Covid-19 no Brasil: entre o negacionismo e a razão neoliberal. Estudos Avançados, v. 34, p. 209-224, 2020.



CAVALCANTE, Vitória Souza; SANTOS, Tathiana Noronha Dos; QUEIROZ, Magnólia Silva. GUERRA FRIA E SEU IMPACTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, v. 8, n. 8, 2021.



COELHO, Fernando. Competição, sucesso e ética em ciência. Química Nova, v. 29, n. 2, p. 185-185, 2006.



DIAS, Elizabeth de Assis. Ciência e ética em Popper: a ética da responsabilidade dos cientistas. Trans/Form/Ação, v. 44, p. 81-100, 2021.



DÜRRENMATT, Friedrich. Os físicos. Tradução de João Marchner. São Paulo: Brasiliense, 1966.



JURASKI, VANDERLEI CRISTIANO. Assim falou Nietzsche: uma breve história do debate sobre a recepção da filosofia nietzschiana pelo pensamento nazista. Perspectiva, 2010.



PAIS, Abraham. Subtle is the lord: the Science and the life of Albert Einstein. Oxford University Press, 2005.



ROSA, Luiz Pinguelli. A Física entre a guerra e a paz: reflexões sobre a responsabilidade social da ciência. Ciência e Cultura, v. 57, n. 3, p. 40-43, 2005.



RUSSO, Marisa. Ética e integridade na ciência: da responsabilidade do cientista à responsabilidade coletiva. Estudos avançados, v. 28, p. 189-198, 2014.



SARAIVA, Luiz Alex Silva. CIÊNCIA E RESPONSABILIDADE. Farol-Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, v. 7, n. 18, p. 1-16, 2020.



WESTFALL, Richard S. A vida de Isaac Newton.Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.
Publicado
2025-08-06
Como Citar
SOARES, Andrew Bigotto; CATANOZI, Eduardo Cesar; GONÇALVES, Eduardo Rogério. O PAPEL SOCIAL DA CIÊNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES ÉTICAS. Anais da Semana Internacional da Física do IFSP - Câmpus Votuporanga, [S.l.], v. 4, n. 1, aug. 2025. Disponível em: <http://publicacoes.vtp.ifsp.edu.br/index.php/fisica/article/view/133>. Acesso em: 24 oct. 2025.