ALGEBRA VETORIAL DE GIBBS E HEAVISIDE PARA OS QUATÉRNIONS

  • Victor Brambilla Ifsp Votuporanga

Resumo

Resumo: A ideia de Gibbs e Heaviside era trazer a mudança e simplificação no cálculo dos quatérnions, o que Gibbs chamou de análise vetorial como um novo formalismo matemático. Na publicação do livro de Gibbs, teve uma breve simplificação de Hamilton e Tait. Quem mais trouxe uma maior simplificação dos quatérnions foi Heaviside. Na época, Heaviside apresentou ideias de um sistema vetorial aplicado a problemas físicos, pois os físicos já utilizavam os quatérnions para abreviarem equações cartesianas, o que era uma visão errada dos quatérnions, pois segundo Heaviside, não levam em conta que eles, por definição, são formados por uma parte escalar e uma vetorial e estão relacionados com rotações, dizendo isso, Heaviside já simplificava os quatérnions e interpretava como vetores. Heaviside simplificou totalmente a matemática de vetores que se usa na física até hoje e com essa simplificação, criou esse novo sistema. A importância de Gibbs e Heaviside é essencial para a evolução da física-matemática, pois além de trazer uma simplificação que tem um melhor desenvolvimento, por exemplo, o uso de um rotacional, fica muito simples, comparando os quatérnions de Hamilton e Tait e os vetores de Gibbs e Heaviside, trouxe também uma maneira mais simples para o uso de notação.


 


Palavras-chave: Gibbs, Heaviside, quatérnions.

Referências

Referências
MARTINS, L.; SILVA, C.; FERREIRA, J. A escolha de uma ferramenta matemática para a física: O debate entre os quatérnions e a álgebra vetorial de gibbs e heaviside.

VAZ, F. Heaviside, 1850-1925. Eletrónica e Telecomunicações, v. 5, n. 4, p. 371–381, 2012
Publicado
2025-08-06
Como Citar
BRAMBILLA, Victor. ALGEBRA VETORIAL DE GIBBS E HEAVISIDE PARA OS QUATÉRNIONS. Anais da Semana Internacional da Física do IFSP - Câmpus Votuporanga, [S.l.], v. 4, n. 1, aug. 2025. Disponível em: <http://publicacoes.vtp.ifsp.edu.br/index.php/fisica/article/view/139>. Acesso em: 29 aug. 2025.