Abordagem interacionista no Ensino de Física do Ensino Médio
Resumo
Este trabalho se dedica ao estudo das metodologias ativas e sua aplicação prática em sala de aula. Para tanto, busca verificar a efetividade do uso de metodologias ativas no ensino de física de nível médio de uma escola pública estadual. Tal reflexão mostra-se importante frente à necessidade de se verificar se tais métodos são, de fato, eficientes, ou se configuram apenas como modismos. A pesquisa partiu da análise de literatura especializada e compilação das ideias encontradas. Na sequência, observou-se quais metodologias ativas vêm sendo empregadas com frequência e um paralelo será estabelecido entre elas e o material bibliográfico analisado anteriormente, propiciando a elaboração de quatro aulas, duas expositivas e duas interativas, que foram ministradas às turmas selecionadas. Por fim, por meio de avaliações formativas, foi verificada uma variação positiva no aprendizado.
Referências
BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto alegre: Artmed Editora, 2001.
BERSSANETTE, João Henrique. Construindo “novos” caminhos para o ensino de programação por meio do uso de metodologias ativas de aprendizagem e teoria da carga cognitiva. 2020. Produto da Tese de Doutorado (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.29327/517802.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A Construção do Saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Trad. Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: ARTMED; Belo Horizonte: EDITORA UFMG, 1999.
LIBÂNEO, João Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
MIRANDA, L. T.; PISCHETOLA, M. Metodologias ativas: uma solução simples para um problema complexo? In: Revista Educação e Cultura Contemporânea, vol. 16, n.43, 2019. PPGE/UNESA. RIO DE JANEIRO.