BREVE ANÁLISE ACERCA DA INSERÇÃO DAS MULHERES NA ENGENHARIA

  • Giulia Nakamichi Samegima Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Votuporanga
  • João Pedro Moreira Esteves
  • Thiago de Lima Mesquita

Resumo

BREVE ANÁLISE ACERCA DA INSERÇÃO DAS MULHERES NA ENGENHARIA


RESUMO: No ano de 2016, o Censo da Educação Superior registrou que mulheres representavam apenas 28,3% do total de estudantes de engenharia do país. Diante desse cenário, este trabalho tem como objetivo elencar algumas problemáticas enfrentadas por mulheres no mercado de trabalho e no meio acadêmico das engenharias, buscando estabelecer reflexões sobre como esses entraves podem impactar na performance feminina para a realização de tarefas profissionais ou estudantis. Em uma tentativa de descobrir o que as estudantes e engenheiras pensam sobre a existência e os motivos da diferença de tratamento por profissionais e professores, realizou-se uma pesquisa de campo por meio da aplicação de um questionário composto por 10 perguntas relacionadas à percepção sobre o machismo e à falta de trabalhadoras na área. Preservou-se a identidade das 156 entrevistadas, e os resultados coletados foram transformados em gráficos cuja leitura e análise propiciaram algumas ponderações. Cerca de 86% das entrevistadas admite como realidade a misoginia contra as mulheres neste segmento; 79% atribui o preconceito ao fato de que esse mercado lida com muitos homens; em relação ao meio acadêmico, 77% acredita que os professores também divergem os tratamentos conforme o gênero, mesmo que raramente. Em contrapartida, todas elas acreditam que a engenharia está se abrindo para mulheres, mas quase 40% acredita que o progresso da abertura está sendo lento.

Referências

AGUIAR, M. M. A construção das hierarquias socias: classe, raça, gênero e etnicidade. Cadernos de Pesquisa do CDHIS (UFU), v. 36/37, p. 83-88, 2007.



QUESTIONÁRIO SOBRE A PRESENÇA DE MULHERES NA ENGENHARIA. Microsoft Forms. Disponível em: https://forms.office.com/Pages/AnalysisPage.aspx?id=DQSIkWdsW0yxEjajBLZtrQAAAAAAAAAAAAN__ij1nmRUMUtEQ05YT1FCU0lCS0RaUERWTDRJVktNSy4u&AnalyzerToken=xbf6PJUbSGZg4W4AvLOIWwn66jBHICcP. Acesso em: 10 out. 2020.



BAHIA, M. M.; LAUDARES, J. B. A engenharia e a inserção feminina. In: Fazendo Gênero 10, 2013, Florianópolis. Anais eletrônicos – Fazendo Gênero 10: Desafios Atuais dos Feminismos, 2013. v. 1. p. 1-10.



BAHIA, M. M.; LAUDARES, J. B. Feminização da Engenharia. In: Raquel Quirino. (Org.). Relações de Trabalho, Educação e Gênero. Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2014.
Publicado
2021-10-20
Como Citar
SAMEGIMA, Giulia Nakamichi; ESTEVES, João Pedro Moreira; MESQUITA, Thiago de Lima. BREVE ANÁLISE ACERCA DA INSERÇÃO DAS MULHERES NA ENGENHARIA. Anais da Semana Internacional da Física do IFSP - Câmpus Votuporanga, [S.l.], v. 1, n. 1, oct. 2021. Disponível em: <http://publicacoes.vtp.ifsp.edu.br/index.php/fisica/article/view/80>. Acesso em: 25 nov. 2024.