REFLETINDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS PARADIDÁTICOS NO ENSINO DE FÍSICA
uma análise a partir do romance O Físico
Resumo
O presente trabalho parte de uma revisão bibliográfica de literatura científica que tem como tema a utilização de materiais paradidático no ensino de física. Com o intuito de contribuir com os trabalhos analisa o romance O físico de autoria de Elso Drigo Filho (Ed Filho) que narra o cotidiano de um jovem Físico, recém titulado Doutor, que resolve se mudar para uma cidade do interior com o objetivo de lecionar em uma pequena escola. A trama aborda a física emaranhada com casos policias, românticos, científicos e corriqueiros tendendo a mostrar a ciência como parte inerente da vida de qualquer pessoa. A metodologia utilizada é a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016), na qual categorizamos o livro em temas que nos permitem verificar as frequências da abordagem da física e ao mesmo tempo nos permite averiguar as entrelinhas do que fora escrito, assim ao juntar tudo em uma única análise podermos vislumbrar se o livro possui características suficientes para o considerarmos um aliado do ensino de física. Com base nessa análise de conteúdo do livro e da revisão bibliográfica o trabalho tende a apontar a utilização de livros paradidáticos como uma ferramenta benéfica ao ensino de física.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 5 ed. Lisboa: Edições 70, 2016.
CAMARA, R. H. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais, Rev. Interinst. Psicol., Belo Horizonte, v.6, n. 2, p. 179-191, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202013000200003&lng=pt&nrm=iso. Acessos em: 29 abr. 2020.
DRIGO FILHO, E. O físico. Curitiba: Moura, 2017.
FERNANDES SOBRINHO, M. A luz, suas naturezas, sua propagação, o laser e algumas aplicações: um texto paradidático de apoio. Brasília, 2011. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/9887. Acesso em: 11 abr. 2020.
GRASSI, G.; FERRARI, P. C. A linguagem dos quadrinhos no estudo da radioatividade no ensino médio: o acidente com o Césio-137 em Goiânia, 20 Anos Depois. Vitória: SNEF, 2009. Disponível em: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=snef&cod=_alinguagemdosquadrinhosn. Acesso em: 11 abr. 2020.
PAULO, F. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.
RODRIGUES, M. A. A leitura e a escrita de textos paradidáticos na formação do futuro professor de Física. Ciência & Educação (Bauru). Bauru, v. 21, n. 3, p. 765–781, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320150030015. Acesso em: 11 abr. 2020.