Sequência de ensino investigativa para as aulas de Física

  • Júlia Oliveira de Sá Chagas IFSP- Câmpus votuporanga

Resumo

Resumo. O ensino de Física tem sofrido numerosas críticas, especialmente por conta de sua realidade pouco motivadora com aulas desinteressantes para os alunos. Ainda são constantes a utilização de métodos de ensino tradicionais, nos quais as estratégias de ensino são baseadas apenas na memorização de conteúdo, sem que haja uma participação efetiva do aluno na construção do conhecimento. Buscando contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, a presente pesquisa objetiva apresentar e discutir Sequências de Ensino Investigativas (SEI) como uma alternativa para o ensino de Física, propondo tarefas escolares mais significativas e contextualizadas. Para que possamos compreender melhor os aspectos inerentes ao ensino e à aprendizagem, nos embasamos em teorias de aprendizagem construtivistas e cognitivistas, além de reflexões sobre a importância de atividades investigativas no ensino de ciências. Como resultado espera-se um ensino centrado no aluno, de modo a torná-lo agente ativo, com aulas dinâmicas e uso de estratégias experimentais. Entende-se que uma mudança no ensino produzirá maior aprendizagem dos alunos e interesse pela ciência.  


 Palavras-chave: Sequências de Ensino Investigativas, Ensino de Física. Leis de Newton, Ensino Médio.


 

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Publicado
2022-05-11
Como Citar
CHAGAS, Júlia Oliveira de Sá. Sequência de ensino investigativa para as aulas de Física. Anais da Semana Internacional da Física do IFSP - Câmpus Votuporanga, [S.l.], v. 2, n. 01, may 2022. Disponível em: <http://publicacoes.vtp.ifsp.edu.br/index.php/fisica/article/view/95>. Acesso em: 25 nov. 2024.