REFLEXÕES SOBRE ESTRATÉGIAS DE ENSINO MEDIADAS PELA TECNOLOGIA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO
Resumo
O presente trabalho, que foi desenvolvido no contexto Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- Pibid do curso de Licenciatura em Física do IFSP Câmpus Votuporanga, pretende apresentar algumas reflexões sobre estratégias de ensino e aprendizagem diante do ensino remoto. Por conta da suspensão das aulas presenciais, as escolas, seus alunos e professores valeram-se de ferramentas digitais para o planejamento e execução de suas aulas. Com o início da pandemia, tivemos que nos adaptar a um novo modo de vida. Hospitais, trabalhadores de diversos setores, profissionais da saúde e da educação precisaram se reinventar para dar continuidade às suas atividades com segurança. Uma das áreas afetadas foi a educação: escolas vazias, alunos em casa, professores tentando manter o contato com os alunos e dar continuidade às atividades de ensino e aprendizagem. De acordo com a UNESCO, cerca de 1,2 bilhão de estudantes de todo o mundo foram afetados com essa situação. Neste horizonte, a utilização de ferramentas digitais ganhou espaço, exigindo que a escola se adaptasse aos modos de ensinar e de aprender. Os processos pedagógicos foram ressignificados, principalmente em relação à transição da modalidade presencial, substituída mesmo que, temporariamente, pela on-line. Por meio do contato com os professores da escola campo onde as atividades do Pibid são desenvolvidas, os licenciandos reconheceram a necessidade de discussão sobre estratégias de ensino mediadas pelo uso de tecnologias, sendo feitas pesquisas sobre as funcionalidades dos seguintes recursos: Moodle, Microsoft Teams, Google Meet, Kahoot!, Mentimeter bem como de videoaulas e podcasts. Além das pesquisas de ferramentas educacionais, foram realizadas leituras de artigos científicos para fundamentar a discussão. Podemos concluir que, nesse contexto, grande parte das aulas foram realizadas de forma remota, o que demandou novos olhares aos processos de ensino e aprendizagem. Acreditamos que faz parte da formação do licenciando refletir sobre o papel do professor diante desses desafios.
Referências
CASTRO, E. A.; COELHO, V.; SOARES, R.; SOUZA, L. K. S.; PEQUENO, J. O. M.; MOREIRA, J. R. Ensino Hibrido: Desafio da Contemporaneidade? Periódico Científico Projeção e Docência, v.6, n.2, 2015.
MOREIRA, J. A. M.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020.
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UNESCO – United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. COVID-19 Educational Disruption and Response. UNESCO Website [22/05/2020]. Disponível em: http://abre.ai/bgvO. Acesso em: 18 out. de 2021.