REFLEXÕES SOBRE ESTRATÉGIAS DE ENSINO MEDIADAS PELA TECNOLOGIA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO

  • Mariana Barbosa de Oliveira IFSP Campus Votuporanga

Resumo

 O presente trabalho, que foi desenvolvido no contexto Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- Pibid do curso de Licenciatura em Física do IFSP Câmpus Votuporanga, pretende apresentar algumas reflexões sobre estratégias de ensino e aprendizagem diante do ensino remoto. Por conta da suspensão das aulas presenciais, as escolas, seus alunos e professores valeram-se de ferramentas digitais para o planejamento e execução de suas aulas. Com o início da pandemia, tivemos que nos adaptar a um novo modo de vida. Hospitais, trabalhadores de diversos setores, profissionais da saúde e da educação precisaram se reinventar para dar continuidade às suas atividades com segurança. Uma das áreas afetadas foi a educação: escolas vazias, alunos em casa, professores tentando manter o contato com os alunos e dar continuidade às atividades de ensino e aprendizagem. De acordo com a UNESCO, cerca de 1,2 bilhão de estudantes de todo o mundo foram afetados com essa situação. Neste horizonte, a utilização de ferramentas digitais ganhou espaço, exigindo que a escola se adaptasse aos modos de ensinar e de aprender. Os processos pedagógicos foram ressignificados, principalmente em relação à transição da modalidade presencial, substituída mesmo que, temporariamente, pela on-line. Por meio do contato com os professores da escola campo onde as atividades do Pibid são desenvolvidas, os licenciandos reconheceram a necessidade de discussão sobre estratégias de ensino mediadas pelo uso de tecnologias, sendo feitas pesquisas sobre as funcionalidades dos seguintes recursos: Moodle, Microsoft Teams, Google Meet, Kahoot!, Mentimeter bem como de videoaulas e podcasts. Além das pesquisas de ferramentas educacionais, foram realizadas leituras de artigos científicos para fundamentar a discussão. Podemos concluir que, nesse contexto, grande parte das aulas foram realizadas de forma remota, o que demandou novos olhares aos processos de ensino e aprendizagem. Acreditamos que faz parte da formação do licenciando refletir sobre o papel do professor diante desses desafios.  

Referências

CASTAMAN, A. S.; RODRIGUES, R. A. Educação a Distância na crise COVID - 19: um relato de experiência. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, e180963699, 2020.

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Publicado
2022-05-11
Como Citar
BARBOSA DE OLIVEIRA, Mariana. REFLEXÕES SOBRE ESTRATÉGIAS DE ENSINO MEDIADAS PELA TECNOLOGIA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO. Anais da Semana Internacional da Física do IFSP - Câmpus Votuporanga, [S.l.], v. 2, n. 01, may 2022. Disponível em: <http://publicacoes.vtp.ifsp.edu.br/index.php/fisica/article/view/98>. Acesso em: 25 nov. 2024.