LEITURA E PRODUÇÃO DE MICROCONTOS COMO ESTRATÉGIA DE LETRAMENTO LITERÁRIO

  • Vitor Hugo Dias Ferrara IFSP câmpus Votuporanga
  • Eduardo César Catanozi IFSP câmpus Votuporanga

Resumo

O desenvolvimento do processo de leitura e de escrita não ocorre, exclusivamente, nas escolas, porquanto depende de reais interações entre o leitor/escritor com os textos. De maneira análoga, o aprendizado da física está intrinsecamente ligado à interpretação de dados científicos e matemáticos, ou seja, para que se entenda a física, assim como qualquer outra ciência, há a necessidade de uma considerável capacidade interpretativa, intertextual e domínio de códigos, motivo pelo qual se faz necessário o desenvolvimento literário e promoção do letramento como ferramenta básica. Neste trabalho, o microconto, uma derivação do gênero literário conto, será utilizado como estratégia para que se alcancem tais objetivos. Em razão de características como brevidade, transficcionalidade e simplicidade, microcontos podem ser facilmente escritos pelos alunos, estimulando processos criativos e desenvolvendo a escrita, momento propício para provocar neles o gosto pelo fazer literário. Para realizar este projeto, após estudo das principais características do microconto, produziram-se materiais didáticos a fim de divulgar esse subgênero, os quais foram aplicados ao ensino médio e superior do IFSP – câmpus Votuporanga. Na sequência, os alunos desenvolveram seus textos e os inscreveram em um Concurso Literário de Microcontos do câmpus, o qual se estendeu aos servidores e à comunidade externa. Os textos foram julgados por uma comissão e, após a divulgação dos primeiros colocados de cada categoria, foram publicados na web e analisados por suas características literárias. Essas análises serão divulgadas em trabalhos acadêmicos e aos alunos que participaram do concurso. Como resultados, observou-se um número significativo de participações no concurso, com um total de 127 participantes e 272 microcontos recebidos. Além disso, observou-se, nos textos recebidos, um alto teor crítico, intertextual e transficcional, características elementares de um bom microconto e que evidenciam a efetivação do letramento proposto pelo projeto.

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Publicado
2021-10-20
Como Citar
DIAS FERRARA, Vitor Hugo; CATANOZI, Eduardo César. LEITURA E PRODUÇÃO DE MICROCONTOS COMO ESTRATÉGIA DE LETRAMENTO LITERÁRIO. Anais da Semana Internacional da Física do IFSP - Câmpus Votuporanga, [S.l.], v. 1, n. 1, oct. 2021. Disponível em: <http://publicacoes.vtp.ifsp.edu.br/index.php/fisica/article/view/83>. Acesso em: 25 nov. 2024.