REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM AULAS DE FÍSICA DURANTE O ENSINO REMOTO
Resumo
. Nos anos de 2020 e 2021, em virtude da pandemia de Covid-19, o ensino presencial necessitou de diversas adaptações para que as aulas continuassem acontecendo de forma remota. Diante desse contexto, o presente artigo, que é parte de um trabalho de conclusão de curso, visa apresentar e discutir pressupostos teóricos e a importância da avaliação da aprendizagem, investigando como ela vem ocorrendo durante esse período de ensino remoto. O objetivo do trabalho é compreender os conceitos de avalição da aprendizagem, com destaque à avaliação formativa, que se vale de diferentes instrumentos avaliativos para garantir a aprendizagem dos alunos durante todo o processo de ensino e aprendizagem e como ela está sendo realizada nas aulas de Física. Além do estudo bibliográfico do referencial teórico sobre avaliação, foi utilizada a metodologia de entrevistas semiestruturadas com três professores de Física do Ensino Médio de escolas públicas e particulares da cidade de Votuporanga, estado de São Paulo. Os resultados preliminares apontam que por meio das entrevistas é possível compreender e analisar como estão ocorrendo as aulas de Física no ensino remoto emergencial, especialmente em relação à avaliação da aprendizagem.
Referências
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