REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM AULAS DE FÍSICA DURANTE O ENSINO REMOTO

  • AMANDA SOLER BOLLEIS Instituto Federal de São Paulo

Resumo

. Nos anos de 2020 e 2021, em virtude da pandemia de Covid-19, o ensino presencial necessitou de diversas adaptações para que as aulas continuassem acontecendo de forma remota. Diante desse contexto, o presente artigo, que é parte de um trabalho de conclusão de curso, visa apresentar e discutir pressupostos teóricos e a importância da avaliação da aprendizagem, investigando como ela vem ocorrendo durante esse período de ensino remoto. O objetivo do trabalho é compreender os conceitos de avalição da aprendizagem, com destaque à avaliação formativa, que se vale de diferentes instrumentos avaliativos para garantir a aprendizagem dos alunos durante todo o processo de ensino e aprendizagem e como ela está sendo realizada nas aulas de Física. Além do estudo bibliográfico do referencial teórico sobre avaliação, foi utilizada a metodologia de entrevistas semiestruturadas com três professores de Física do Ensino Médio de escolas públicas e particulares da cidade de Votuporanga, estado de São Paulo. Os resultados preliminares apontam que por meio das entrevistas é possível compreender e analisar como estão ocorrendo as aulas de Física no ensino remoto emergencial, especialmente em relação à avaliação da aprendizagem.

Referências

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Publicado
2022-05-11
Como Citar
BOLLEIS, AMANDA SOLER. REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM AULAS DE FÍSICA DURANTE O ENSINO REMOTO. Anais da Semana Internacional da Física do IFSP - Câmpus Votuporanga, [S.l.], v. 2, n. 01, may 2022. Disponível em: <http://publicacoes.vtp.ifsp.edu.br/index.php/fisica/article/view/97>. Acesso em: 25 nov. 2024.